Frio e chuva... inevitável bater aquela vontade de comer uma coisinha!
Num dia desses, resolvi experimentar uma receita de pãozinho para hamburguer. Mas, como eu raramente sigo uma receita exatamente como ela foi escrita, resolvi acrescentar um ingrediente e achei que ficou muito bom! O resultado vocês podem ver na foto.
Ficou bonito, né? E gostoso também!
Ah... quase ia esquecendo: eu não usei para fazer hambúrgueres: comi quentinho, um com manteiga, outro com requeijão... delícia!
Para quem quiser experimentar, a receita é a seguinte:
1 envelope de fermento biológico seco
1 xícara de água morna
1 colher de sopa rasa de açúcar
1/3 xícara de óleo
1 ovo
1 colher de chá de sal
3 a 4 xícaras de farinha de trigo
Numa vasilha grande, dissolva o fermento na água. Acrescente o açúcar e o óleo e deixe descansar por 5 minutos. Adicione o ovo e o sal; vá acrescentando a farinha aos poucos, misturando até fazer uma massa macia. (Aqui entrou o meu ingrediente extra: antes de colocar a farinha, coloquei meio pacote de sopa de cebola.)
Sove por 3 a 5 minutos, numa mesa polvilhada com farinha. Divida a massa em 12 porções e faça bolinhas. Coloque em um tabuleiro untado, deixando cada bola afastada uns 5 cm da outra. Cubra com um tecido seco e deixe descansar por uns 20 minutos.
Asse por mais ou menos 15 a 20 minutos, 210°C, pré-aquecido. Esse tempo é uma orientação: verifique de vez em quando para ver se está pronto. O meu ficou dourado claro por fora, bem assado por dentro e muito fofo.
ATUALIZAÇÃO:
Hoje, 2 meses depois de fazer essa receita pela primeira vez, resolvi tentar fazer um pãozinho mais saudável, usando farinha de trigo integral. E deu super certo!!!
As mudanças foram:
- troquei metade da farinha de trigo por farinha de trigo integral: comecei colocando 2 xícaras da farinha integral e completei o restante com farinha de trigo comum;
- não coloquei a sopa de cebola;
- não untei o tabuleiro, só forrei com papel alumínio: a parte de baixo do pãozinho ficou mais macia.
.